Responsável por fornecer ao bichano todos os nutrientes que o organismo dele necessita, uma alimentação balanceada vai muito além de matar a fome e garantir o aporte de energia. Mas qual é a melhor ração para gatos?
A ração é fundamental para evitar deficiências e excessos nutricionais, ajudando a prevenir uma série de problemas de saúde e participando de inúmeras funções do corpo, como o equilíbrio da pele, o que ajuda a manter a pelagem mais bonita.
Para te ajudar a escolher a melhor ração para gatos, preparamos um conteúdo exclusivo sobre o tema, que te ajudará não só a entender a importância desse alimento para o seu peludo como também a diferença entre as opções disponíveis no mercado.
Quando se fala em ração para cachorro, a ração seca é, sem dúvidas, a opção mais popular. Já no caso dos felinos, a tendência é que os tutores fiquem mais divididos sobre qual é a melhor ração para gatos, uma vez que a espécie é frequentemente associada à ração úmida.
De acordo com a Dra. Thais Domingues Ferreira, médica-veterinária da Petz, as duas rações são completas e balanceadas, podendo ser oferecidas. “O que diferencia um alimento do outro é o teor de umidade e a quantidade que deve ser fornecida ao animal”, diz a especialista, para quem as duas rações têm suas vantagens.
Considerando-se a propensão dos bichanos a desenvolverem problemas renais, decorrentes da baixa ingestão hídrica, Thais diz que as rações úmidas para gatos são excelentes opções. Afinal, elas contam com 80% de umidade contra apenas 10% das rações secas.
No entanto, há situações em que o alimento seco pode ser mais indicado, por exemplo, quando não é possível garantir o armazenamento correto do alimento úmido.
Para a veterinária, algumas das principais vantagens do alimento seco são justamente a praticidade e o período mais longo de conservação, além da possibilidade de oferecer alimentos específicos para certos estados fisiológicos, estilos de vida, raça, porte e idade.
Por outro lado, dada à sua textura consistente, ele pode ser contraindicado a idosos e bichanos com doença periodontal. Também se faz necessário reforçar a ingestão hídrica.
Quanto ao alimento úmido, proporcionar um incremento da ingestão hídrica é um de seus maiores benefícios, mas não o único. Isso porque, apesar de sua alta palatabilidade e textura macia, ideal para idosos, a ração úmida tem um baixo índice calórico, contribuindo para a manutenção do peso.
Já no que diz respeito aos pontos negativos, a Dra. Thais ressalta a predisposição maior à formação de tártaro, o período de conservação reduzido e o custo relativamente elevado, o que pode tornar a ração úmida inviável para muita gente.
Para além da dicotomia entre alimento seco e alimento úmido, você talvez já tenha ouvido falar que as rações para cães e gatos podem ser do tipo standard, premium ou superpremium. No entanto, talvez não saiba o que isso significa na prática. Então, qual é a melhor ração para gatos?
Antes de mais nada, é preciso deixar claro que todas as rações comerciais vendidas em locais de confiança, como a Petz, são completas e balanceadas. A diferença está principalmente na escolha dos ingredientes, que podem ser mais simples ou mais nobres, o que muda o padrão de absorção pelo organismo do pet.
Confira alguns dos principais tipos de ração para gatos:
Balanceada, possui qualidade razoável e menor palatabilidade em relação aos outros tipos de ração. Por ser formulada com muitas proteínas vegetais, possui elevada matéria mineral e quantidade de gordura próxima ao mínimo estabelecido. Em consequência desses fatores, tem menor digestibilidade, o que favorece o aumento da ingestão de alimentos e do volume das fezes.
A ração premium para gatos tem formulação fixa, completa e balanceada, sendo desenvolvida com ingredientes de maior aproveitamento biológico devido ao incremento de proteínas de origem animal, com um perfil de aminoácidos mais adequado.
Além disso, por contar com um nível menor de fibras e de matéria mineral, mas com quantidade de gordura acima do mínimo permitido, é mais facilmente digerida.
Produzida com matéria-prima de alta qualidade e digestibilidade, facilitando a absorção de nutrientes, a ração superpremium para gatos também é rica em ingredientes nutracêuticos. Isso significa que ela tem uma ação benéfica adicional comprovada, como para a melhora do aspecto da pelagem, manutenção das articulações, etc. Devido à maior digestibilidade, tende a reduzir o volume das fezes.
Muitas das rações superpremium são desenvolvidas levando em conta necessidades específicas, como porte, idade e raça. Há, ainda, as rações medicamentosas, como as voltadas para pets com doenças cardíacas ou renais.
Lembrando que esse tipo de ração deve ser fornecido apenas sob orientação de um médico-veterinário. Só ele poderá te ajudar a saber qual é a melhor ração para gatos.
Como você deve ter visto, há diversas opções de ração para assegurar a nutrição do seu filho de quatro patas.
“A escolha do alimento depende da avaliação do médico-veterinário e da necessidade energética de cada animal. Sendo assim, é muito importante entender a rotina e as principais predisposições para estabelecer a melhor dieta”, diz a Dra. Thais.
Em algumas situações, como em casos de aversão ao alimento seco, presença de distúrbios urinários e renais ou resistência à ingestão hídrica, o alimento úmido costuma ser o mais indicado.
Já quando há hipersensibilidade aos conservantes presentes na ração úmida ou mesmo a necessidade de uma dieta terapêutica, o veterinário poderá recomendar o fornecimento de uma ração seca.
Agora que você sabe como saber qual é a melhor ração para gatos, que tal conferir outras publicações do blog? E para comprar o alimento do seu bichano, não deixei de acessar a loja online da Petz!
Tão bom quanto o calor da Bahia é aquecer nossos corações com a ideia de…
Aparentemente menos ativos que os cães, os gatos são muito enérgicos na natureza. Por isso,…
Muitos tutores já ouviram falar que os primeiros meses de vida de um cachorro são…
Cada vez mais buscada, a alimentação natural para cães tem despertado interesse de tutores que…
Ainda que as rações sejam desenvolvidas conforme as necessidades nutricionais dos bichanos, alguns tutores buscam…
Se você tem interesse em adoção de cachorros no RJ, talvez já tenha buscado informações…