Saber qual a melhor ração para cachorros costuma ser uma das maiores preocupações dos tutores desde os primeiros momentos do pet em casa. Para te ajudar nessa escolha, explicamos mais sobre a importância e a diferença entre as rações.
No passado, era muito comum que os cães fossem alimentados com restos de comida, como arroz e carne bovina moída do almoço. Hoje em dia, sabe-se que esse tipo de refeição é insuficiente para atender a todas as necessidades nutricionais dos pets, que são muito distintas das nossas.
De acordo com o Dr. Felipe Gabriel, médico-veterinário da Petz, a grande vantagem das rações comerciais é fornecer uma nutrição completa e balanceada de maneira prática. Por isso, é importante saber qual a melhor ração para cachorro.
“Infelizmente, na correria do dia a dia, falta tempo para nós, tutores de pets, prepararmos uma dieta caseira balanceada com todos os nutrientes que os cachorros necessitam”, diz o especialista.
Já com a ração para cachorro, escolhida uma opção de qualidade e adequada às especificidades do cachorro, basta seguir a indicação de quantidade recomendada pelo fabricante de acordo com peso e idade. Fracione-a em duas ou três porções ao dia.
Outra vantagem das rações é que elas são mais fáceis de conservar, podendo ser mantidas por período prolongado na despensa, desde que fechadas corretamente e protegidas do calor, da luz solar e da umidade.
Quanto à alimentação caseira, ela até pode ser oferecida em alguns casos. Porém, para evitar tanto deficiências quanto excessos nutricionais, é fundamental que seja elaborada por um especialista em nutrição canina, levando em conta as necessidades de cada paciente. O tutor deve seguir à risca as indicações de preparo da ração natural.
Conforme explica o Dr. Felipe, no Brasil, a inspeção dos alimentos de origem vegetal e animal, tais como carnes, leites, ovos, pescados e seus derivados, é responsabilidade do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Cabe à Vigilância Sanitária fazer a fiscalização de todos os produtos desse tipo disponíveis no mercado.
No caso das rações, elas estão sujeitas, ainda, a regras determinadas por entidades como a ABINPET (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação). A instituição reúne representantes técnicos de empresas filiadas a fim de estabelecer normas para a padronização e controle de qualidade da produção de alimentos para pets.
Ao adquirir um alimento (ou qualquer outro produto) para seu amigo de quatro patas, vale ficar atento à presença de selos que atestem sua procedência na embalagem, com destaque para o selo do Ministério da Agricultura.
Esses pontos também vão garantir a boa alimentação do seu amigo. Lembrando que você nunca deve adquirir rações vendidas a granel, pois elas não passam por um controle de qualidade. Para saber qual a melhor ração para o cachorro, conte com a ajuda de um veterinário.
Outras informações que o Dr. Felipe recomenda observar na embalagem da ração são:
Informam as quantidades de cada nutriente contido na ração, o que possibilita atestar se aquela ração possui quantidades suficientes de proteína, matéria fibrosa, umidade, minerais, etc.
Informa quais são os ingredientes utilizados na formulação do alimento, sendo os ingredientes dispostos por ordem de quantidade: da maior para a menor. Ao analisar, é importante observar se há alguma proteína, como farinha de vísceras, entre os primeiros ingredientes.
Indica a quantidade recomendada de acordo com o peso do cachorro. Essa quantidade é calculada a partir de fórmulas preestabelecidas que determinam a energia metabolizável do alimento e a necessidade diária de energia.
Embora tais recomendações sejam feitas para a maior parte dos indivíduos, outros fatores podem influenciar na necessidade energética do pet. Assim, pode haver a indicação para alguns ajustes por parte do médico-veterinário.
Todas as rações comerciais aprovadas pelo MAPA e regulamentadas por entidades do setor são completas e balanceadas, garantindo a nutrição do pet. Então por que algumas rações são tão mais caras do que outras? E qual a melhor ração para cachorro?
A principal diferença está na escolha dos ingredientes utilizados na formulação, o que influencia na digestibilidade do produto. Entre os principais tipos de ração, podemos apontar:
Tipo mais acessível de ração de qualidade, é formulada com uma quantidade menor de proteínas de origem animal e nível elevado de matéria mineral e de fibras, além de conter quantidades de gordura próximas ao mínimo estabelecido.
Assim, tem menor energia metabolizável, o que leva o pet a comer mais para suprir suas necessidades. Uma vez que a absorção dos nutrientes é menor, o volume das fezes tende a ser maior.
A ração premium é o tipo intermediário entre as rações standard e superpremium, desenvolvida com uma quantidade maior de proteínas de origem animal, levando a um maior aproveitamento biológico.
Menos fibroso, com nível mais baixo de matéria mineral, mas um pouco mais em gordura, o alimento tem uma energia metabolizável maior, reduzindo o tamanho das porções ingeridas e o volume de fezes.
A ração superpremium é produzida com matérias-primas de alta qualidade e digestibilidade, o que facilita a absorção de nutrientes. Por isso, o cachorro precisa ingerir uma quantidade ainda menor de alimento, ficando com um volume de fezes ainda menor.
O principal diferencial das rações do tipo superpremium é a presença de ingredientes nutracêuticos em sua formulação, isto é, de substâncias cujos benefícios para organismo do pet são cientificamente comprovados.
Por fim, é importante destacar que mesmo entre rações de altíssima qualidade, há fórmulas específicas que levam em conta outros fatores além de raça, porte e idade, como as rações medicamentosas para cães com alergias alimentares, problemas cardíacos, etc.
Para saber com certeza qual a melhor ração para cachorro, não deixe de levá-lo ao veterinário para um check-up! Para comprar o alimento do seu melhor amigo, vá conte com a ajuda das lojas Petz!
Tão bom quanto o calor da Bahia é aquecer nossos corações com a ideia de…
Aparentemente menos ativos que os cães, os gatos são muito enérgicos na natureza. Por isso,…
Muitos tutores já ouviram falar que os primeiros meses de vida de um cachorro são…
Cada vez mais buscada, a alimentação natural para cães tem despertado interesse de tutores que…
Ainda que as rações sejam desenvolvidas conforme as necessidades nutricionais dos bichanos, alguns tutores buscam…
Se você tem interesse em adoção de cachorros no RJ, talvez já tenha buscado informações…