Cachorro

O que é e como fazer enriquecimento ambiental para cães

Você já ouviu falar e sabe o que é enriquecimento ambiental para cães? Utilizado por zoológicos desde os anos 70, o conceito de enriquecimento ambiental foi introduzido no Brasil principalmente a partir da década de 90. 

Bastante estudada e aplicada por biólogos e veterinários atualmente, a ferramenta começa a ganhar forma a partir da percepção de que animais em situação de cativeiro frequentemente apresentavam comportamentos pouco naturais para a espécie, como andar de um lado para outro da gaiola, indicando um mal-estar.

Assim, na esteira da conscientização ampliada a respeito da preservação e dos direitos dos animais, o enriquecimento ambiental surge com o objetivo de melhorar a qualidade de vida deles em ambiente restrito, servindo tanto para os silvestres quanto para os pets.

Mas, afinal, em que consiste o enriquecimento ambiental?

O enriquecimento ambiental significa tornar um ambiente mais complexo e interativo, de modo a oferecer estímulos e oportunidades para que o animal possa, na medida do possível, expressar comportamentos naturais em ambiente restrito. 

Na natureza, os animais passam a maior parte de seu tempo tentando garantir sua sobrevivência por meio da caça de alimentos, da fuga de predadores, da busca por parceiros com quem possam acasalar e se reproduzir, entre outras atividades. 

Em ambiente restrito, por outro lado, eles normalmente têm acesso a todos os recursos sem a necessidade de qualquer esforço ou de interação competitiva. 

Embora possa soar como algo positivo para nós, essa falta de estímulos ambientais acaba comprometendo o bem-estar dos animais, deixando-os “entediados”, uma vez que um ambiente empobrecido impossibilita a expressão de comportamentos naturais. 

Isso não significa, é claro, que você não deva fornecer comida, água e outros recursos imprescindíveis para seu amigo de quatro patas. No entanto, é importante que o ambiente dele ofereça estímulos e desafios adequados de acordo com a espécie.

Conheça os 5 tipos de enriquecimento

Décadas de estudo a respeito do tema permitiram aos estudiosos classificar cinco tipos de enriquecimento ambiental:

  • enriquecimento ambiental alimentar: envolve a criação de desafios para a obtenção de comida, evitando que o momento da alimentação se torne muito previsível;
  • enriquecimento ambiental sensorial: diz respeito ao estímulo adequado de todos os cinco sentidos, isto é, olfato, audição, visão, tato e paladar;
  • enriquecimento físico: corresponde à simulação do habitat natural por meio de diferentes recursos, como tocas, obstáculos, etc;
  • enriquecimento ambiental cognitivo: envolve estimular aspectos como memória, concentração e raciocínio do animal por meio de desafios no acesso a petiscos;
  • Enriquecimento ambiental social: especialmente importante no caso dos cães, implica em estimular a socialização do pet com indivíduos da mesma espécie ou de outras.

Como fazer o enriquecimento ambiental para cães?

Saber como fazer o enriquecimento ambiental para cães envolve conhecer um pouco mais sobre os comportamentos naturais da espécie. Em outras palavras, isso implica deixar de lado a ideia de que os cães são como bebês ou crianças pequenas, entendendo que eles têm necessidades muito distintas das nossas. 

Assim, se cheirar a urina de outro indivíduo é algo que nos causa repulsa, para os cães trata-se de uma maneira de explorar o mundo ao seu redor. Logo, é algo que deve ser estimulado durante os passeios.

Entre as atividades que fazem parte do comportamento natural dos cães estão: farejar, morder, destrinchar, perseguir, latir, entre outros que costumam ser vistos pelos tutores como comportamentos indesejados. 

A grande questão, portanto, é saber direcionar esses instintos com a ajuda de atividades, além de um ambiente complexo. No ambiente restrito de casas e apartamentos, uma das principais maneiras de enriquecer o ambiente é apostar em brinquedos para o enriquecimento ambiental dos cães, com diferentes propostas, como comedouros-brinquedos, bonequinhos recheáveis, entre outros. 

Fundamentais para o bem-estar canino, os passeios ajudam a promover os enriquecimentos social e sensorial, possibilitando que o pet entre em contato com outras pessoas e cachorros, assim como com diferentes odores e texturas. 

Sozinhos, porém, eles não são suficientes para atenderem às necessidades caninas, já que são atividades pontuais, enquanto o enriquecimento ambiental para cães em si abarca todos os momentos do dia do pet.

Mais dicas para promover o enriquecimento ambiental

Proporcionar o enriquecimento ambiental para cães vai muito além de adquirir uma porção de brinquedos, deixando-os o tempo todo à sua disposição, ou mesmo de criar um cronograma com atividades programadas que se repetem todos os dias. 

Na verdade, uma das chaves do bem-estar canino é ter oportunidade de escolha para expressar seus comportamentos. Pensando nisso, listamos abaixo mais algumas dicas de enriquecimento ambiental para cães:

  • não obrigue o pet a interagir com este ou aquele acessório, permitindo a escolha;
  • a fim de extrair seu potencial, conheça a função de cada brinquedo e utilize-o de maneira adequada. Bolinhas, por exemplo, devem ser preferencialmente reservadas para os momentos de interação, quando podem ser lançadas. Se deixadas o tempo todo à disposição do pet, acabam se tornando objetos de roer;
  • brinquedos de estímulo cognitivo, como quebra-cabeças, devem ter diferentes níveis de dificuldade. Uma vez que determinado desafio se torna muito fácil de contornar, ele deixa de ser um enriquecimento. Por outro lado, um desafio incontornável para o pet também não é recomendado, levando à frustração.

Gostou de saber mais sobre o enriquecimento ambiental para cães? Confira na loja virtual da Petz diferentes opções de brinquedo para entreter seu amigo de quatro patas. 

juliano

Recent Posts

Adoção de cachorro em Salvador: saiba como funciona o processo

Tão bom quanto o calor da Bahia é aquecer nossos corações com a ideia de…

2 anos ago

Enriquecimento ambiental para gatos: saiba otimizar o ambiente para seu pet!

Aparentemente menos ativos que os cães, os gatos são muito enérgicos na natureza. Por isso,…

2 anos ago

Com quantos meses o cachorro pode passear?

Muitos tutores já ouviram falar que os primeiros meses de vida de um cachorro são…

2 anos ago

Alimentação natural para cães: saiba mais sobre a opção e veja o que oferecer a seu cachorro!

Cada vez mais buscada, a alimentação natural para cães tem despertado interesse de tutores que…

2 anos ago

Alimentação natural para gatos: saiba o que oferecer para seu pet!

Ainda que as rações sejam desenvolvidas conforme as necessidades nutricionais dos bichanos, alguns tutores buscam…

2 anos ago

Adoção de cachorros no RJ: onde adotar na cidade

Se você tem interesse em adoção de cachorros no RJ, talvez já tenha buscado informações…

2 anos ago