O Adote Petz é um programa Petz

Com quantos meses o cachorro pode passear?

Por: Adote Petz | 14/06/2022

Com quantos meses o cachorro pode passear?

Muitos tutores já ouviram falar que os primeiros meses de vida de um cachorro são fundamentais para habituá-lo às mais diversas situações, de modo que seria importante apresentá-lo a uma grande quantidade de pessoas e de outros animais. Sendo assim, com quantos meses o cachorro pode passear?

Cachorro poodle com coleira sentado na calçada.

Por outro lado, cães filhotes que não finalizaram o protocolo vacinal ainda não têm os anticorpos capazes de protegê-los contra uma série de micro-organismos causadores de doenças graves. Então, como conciliar as duas coisas?

Com quantos meses o cachorro pode passear com segurança?

Você sabe com quantos meses o filhote de cachorro pode passear? Fundamentais na vida dos cachorros, os passeios na coleira são oportunidades para que os cães tenham uma série de estímulos importantes em seu dia, sejam eles olfativos, auditivos, visuais ou táteis. 

Além disso, passear frequentemente é uma das únicas oportunidades que cães que vivem em apartamentos têm de interagir com outros indivíduos da mesma espécie, sem contar o estímulo à atividade física.

Passeios com filhotes

No caso dos filhotes, porém, a situação é bastante delicada. “O sistema imunológico deles é formado por uma amamentação adequada e pelo protocolo de vacinação de cachorro completo”, explica a Dra. Katia de Martino, médica-veterinária especialista em comportamento da rede Seres. 

“Como eles não foram expostos ao ambiente, não têm anticorpos naturais para sua defesa”, ressalta a especialista. Assim, levá-los para passear antes da hora aumenta muito a chance de desenvolverem diversas doenças graves, como cinomose e parvovirose. Por isso, é importante saber com quantos meses o cachorro pode passear.

“Porém, a partir do momento que esse filhote está saudável e é exposto ao ambiente de maneira controlada, seu sistema imunológico começa a criar essas barreiras de defesa, de modo que um filhote saudável e com todas as vacinas em dia terá menos problemas de saúde”, completa a veterinária. 

Assim, não existe uma data determinada para realizar o primeiro passeio do cachorro. Isso vai depender do estado de saúde do pet e do fim do protocolo vacinal, algo que será definido pelo veterinário. Em geral, as últimas doses de vacina e reforço são aplicadas a partir de 16 semanas.

Como socializar o cachorro até a conclusão do protocolo vacinal

O risco de passear com cachorro e expô-lo a outros animais e ambientes é conflitante com outra necessidade canina: a de ser socializado no momento adequado. “A fase de filhote é o principal período para os cães ‘conhecerem o mundo’. Durante essa fase, há como se fosse um portal para que o pet seja estimulado positivamente”, diz a Dra. Katia.

Ainda segundo a especialista, esse “portal” para a exploração do mundo vai se fechando com o tempo, por volta dos quatro meses de vida, o que acaba coincidindo com o fim do protocolo vacinal. 

Cachorro da raça maltês sentado na grama.

A partir daí, vai se tornando cada vez mais difícil socializar e sociabilizar o filhote. Quando essa janela não é aproveitada, a Dra. Katia explica que, na fase adulta, esse cãozinho pode acabar desenvolvendo uma série de problemas comportamentais, como medo e ansiedade, exatamente pela falta de sociabilização nesse período.

Como fazer a socialização do pet em segurança?

Além de saber com quantos meses o cachorro pode passear, a socialização do animal é muito importante. Quando se fala em expor o cachorro a diferentes pessoas, animais e situações, é preciso fazer uma ressalva: não basta fazer a exposição de qualquer jeito! 

É fundamental que a socialização seja controlada de maneira a criar associações positivas ou, no mínimo, neutras às diferentes experiências. Do contrário, o pet pode ser impactado negativamente por essas experiências, o que torna as coisas ainda mais difíceis.

Assim, aproveitando a necessidade de controlar essas exposições, a Dra. Katia dá algumas dicas: “Você pode levar o pet à casa de familiares, que você conhece e tem certeza de que os outros animais ali estão vacinados e são dóceis. Durante os passeios, leve-o em uma bolsa ou sling para que ele reconheça estímulos de fora de casa”.

Já o passeio com cachorro utilizando guia na rua, onde o cãozinho terá contato com animais que não se sabe a procedência, deve ser feito apenas quando o pet estiver com o protocolo vacinal completo.

Consultas veterinárias e outros passeios com o pet antes da vacinação

Para além de saber com quantos meses o cachorro pode passear, a ausência de certas proteções naturais contra micro-organismos até o término do protocolo inicial de vacinação gera dúvidas também em relação a outras saídas necessárias com o pet, como idas ao veterinário.

Nesses casos, a especialista em comportamento recomenda sempre levar o filhote de cachorro em uma caixa de transporte higienizada e exclusiva para ele, isto é, que não seja compartilhada com outros animais. 

Na sala de espera, mantenha o filhote sempre no colo, impedindo a aproximação com os outros pacientes. “O veterinário, sabendo que é um filhote, deve higienizar com mais cuidado a mesa e outros objetos que serão utilizados com ele”, explica.

Por fim, reforçamos que apesar da necessidade de todos esses cuidados, é fundamental que o pet saia para conhecer o mundo e não fique trancado em casa. “Estímulos sonoros, visuais e olfativos são muito importantes nesse período também”, diz a Dra. Katia. “Com isso, ele vai se acostumando a eles e, com certeza, no futuro, será um cão mais sociável em ambientes diferentes”.

Cachorro da raça poodle passeando de coleira com a tutora.

Agora que você sabe com quantos meses o cachorro pode passear, que tal aproveitar para conferir outros conteúdos do blog Adote Petz? Para comprar alimentos e diversas utilidades para o seu cachorro, não deixe de acessar a loja on-line da Petz!

Compartilhe